sexta-feira, 22 de abril de 2011

O que é Reflexologia e como funciona

A Reflexologia é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma eficaz de massagem terapêutica que conquistou um lugar de destaque no campo da medicina complementar. Ela é uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico, sendo também uma arte, porque muitos dos procedimentos dependem da habilidade com que o terapeuta aplica seu conhecimento e da dinâmica que ocorre entre o clínico e o beneficiário.

A Reflexologia é uma técnica curativa holística - o termo "holístico" é derivado da palavra grega holos que significa "inteiro" - e assim procura tratar o indivíduo como entidade constituída de corpo, mente e espírito. Os reflexologistas não isolam uma doença para tratar os seus sintomas, nem atuam especificamente sobre um órgão ou sistema. Ao invés disso, eles tratam a pessoa inteira com o objetivo de induzir um estado de equilíbrio e harmonia.

A arte da massagem reflexa dos pés não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com a massagem do corpo de maneira geral. Ela é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam o microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostas num arranjo similar ao dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou um ser que busca incansavelmente a paz e a liberdade. Busco a verdade que está no conhecimento e no silêncio da alma. Meu trabalho é destinado a buscar, nos recursos das terapias, a chave para libertar e esclarecer, harmonizar e favorecer a saúde em todas as dimensões.