segunda-feira, 13 de agosto de 2012


  ORIGEM E DESENVOLVIMENTO DA TERAPIA AURICULAR

Como mostram todas as pesquisas, a origem do diagnóstico e tratamento pelo microssistema da orelha teve origem na China.
Nos antigos textos do Huang Ti Nei Jing (O Livro do Imperador Amarelo), se observava a estreita relação do pavilhão auricular com o resto do corpo.
Em escavações na província de Hu Nam, antropólogos chineses encontraram, em1973, um livro antigo de período Han, talvez o mais antigo sobre o assunto, onde se declara que:
 “OS MEMBROS, OS OLHOS, A FACE E A GARGANTA, TODOS SE REÚNEM ATRAVÉS DOS CANAIS E VASOS NA ORELHA”.
Depois da fundação da Nova China, o sistema médico neste país ganhou um amplo e rápido desenvolvimento.
Em Dezembro de 1958, Ye Xiao Wu publica na revista de Medicina Tradicional de Shangai os estudos realizados pelo médico francês PAUL NORGIER, sobre a relação de certas zonas do pavilhão auricular com os órgãos internos. Foi NORGIER o primeiro a representar na orelha um corpo na posição fetal.

 
Descritivamente, admite-se que a orelha simule um feto invertido dentro do útero.

Este mapa serviu de grande impulso aos médicos chineses para começar um profundo estudo da auriculoterapia, tanto dentro como fora da china, tomando como base a experiência capturada nos textos antigos, assentando assim as bases da auriculoterapia atual.
A descrição das patologias tratadas com auriculoterapia também obteve um amplo desenvolvimento chegando a validar-se o tratamento em torno de 150 patologias distribuídas em enfermidades de medicina interna, cirurgia, ginecologia, pediatria, otorrinolaringologista, ortopedia etc.
Os estudos passaram a ser realizados dentro das faculdades por médicos da Medicina Tradicional Chinesa e ocidental, aprofundando assim, cada vez mais neste método de tratamento simples e eficaz.
Portanto podemos resumir que com a ajuda de Norgier, os Chineses retomaram uma sabedoria milenar e trouxeram até nós a oportunidade de aprender a auriculoterapia, já bem mais elaborada e comprovada cientificamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Sou um ser que busca incansavelmente a paz e a liberdade. Busco a verdade que está no conhecimento e no silêncio da alma. Meu trabalho é destinado a buscar, nos recursos das terapias, a chave para libertar e esclarecer, harmonizar e favorecer a saúde em todas as dimensões.